Veitscher Mazur/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança proveniente de Veitsch, Mürztal Estíria. Outras denominações: Ochsengalopp, Ochsentanz, Veitscher Ochsentritt, Polka Mazurka

Posição inicial

Em pares, posição aberta, o braço direito do rapaz e esquerdo da moça estão estendidos apontando em sentido de dança

Descrição de dança

1ª Versão

Compasso 1: Na primeira batida do compasso o rapaz pula com o pé esquerdo e a moça com o direito avançando em sentido de dança. As pontas dos pés apontam em sentido de dança. Na 2ª e 3ª batida do compasso pulam sobre a perna contrária.

Compasso 2: O rapaz pula 3 vezes sobre o pé esquerdo, a moça sobre o direito. Nestes pulos executam meio giro para a esquerda vindo a se direcionar para contra o sentido de dança.

Compasso 3: O rapaz pula uma vez sobre o pé direito e na 2ª e 3ª batida do compasso sobre o pé esquerdo, a moça de forma contrária, ainda voltados contra o sentido de dança.

Compasso 4: O rapaz pula 3 vezes sobre o pé direito, a moça sobre o esquerdo. Nestes pulos executam meio giro para a direita voltando a se direcionar no sentido de dança.

Execução

O pulo na 1ª batida do compasso acontece sempre em forma de avanço, os outros de forma suave com flexão do joelho. Os braços internos unidos pelas mão permanecem sempre estendidos.

2ª Versão

O giro executado no compasso 4 é executado também para a esquerda. Assim os pares se movimentam em 4 compasso executando um giro completo sobre seu eixo.

3ª Versão (Polka Mazurka)

Conforme na 2ª versão, porém também no compasso 3 acontece um giro, um pouco mais rápido, assim nos 4 compassos teremos 2 giros completos. O giro pode ser executado em sentido horário ou anti-horário.

Fontes

Partituras

CD

Vídeos

Volkstanzseminar des Trachtenverband Steiermark 2013

Veitscher Ochsentanz und Gänsetanz, um 1930

Beim Österreichischen Bundesvolkstanztreffen 1988

Beim Österreichischen Bundesvolkstanztreffen 1984

Em outros idiomas

Alemão