Zillertaler Landler/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Esta dança vem de Ginzling próxima a Mayerhofen no Zillertal, Tirol.

Posição inicial

Em pares, lado a lado na linha co círculo, voltados em sentido de dança, mãos internas dadas. Os passos são curtos sendo que a cada batida cabe um passo. Na troca das figuras o rapaz deve sempre estar voltado em sentido de dança.

Descrição da dança

Introdução

Compasso 1-4: As mãos unidas balançam para frente e para trás. Finalizando o balanço para trás o rapaz gira a moça uma vez em sentido horário para a sua frente. Os dois param um momento e se cumprimentam.

Figura 1: Giro da moça

Compasso 1-8: A moça vai girando em frente ao rapaz, avançando em sentido de dança. Ele conduz com sua mão direita e a segue com passos pequenos.

Figura 2: Empurrar da moça

Compasso 1-8: No último giro o rapaz abaixa as mãos, quando a moça estiver de frente para ele, e segura a outra mão também. Estão assim com as mãos dadas próximas umas das outras na altura do quadril, a moça de costas em sentido de dança, o rapaz de frente.

A moça agora avança de costas em sentido de dança com passos pequenos, ele a "empurra" pelas mãos unidas. A cada compasso as mãos balançam levemente, iniciando para dentro do círculo e depois para fora.

Figura 3: Canga direita

Compasso 1-8: O rapaz coloca a sua direita com a esquerda da moça no ombro esquerdo dela. Então levanta a mão esquerda com a direita dela, gira ela uma vez em sentido horário e estende seu braço direito para que este venha a ficar na nuca da moça. Quase que simultaneamente ele abaixa seu braço esquerdo e coloca sua mão esquerda com a direita dela em sua nuca. O braço direito da moça está estendido. O rapaz não deve girar para entrar nesta figura, contudo um pequeno movimento em sentido anti-horário facilita a entrada para a canga. Os ombros direitos agora estão unidos.

A figura continua nesta posição com giro do par em sentido horário até completar os oito compassos. O giro se dá no eixo do par com passos pequenos. Os parceiros devem se olhar durante toda a figura.

Observação: Segundo os entendidos os braços podem ficar todos em uma mesma linha horizontal ou então os braços esquerdos ficam voltados com o cotovelo para baixo.

Figura 4: Canga esquerda

Compasso 1-8: O rapaz levanta as mãos dadas, gira a moça uma vez em sentido anti-horário para a posição inversa. Sua mão esquerda com a direita dela fica agora no ombro direito da moça e gira ela no mesmo sentido para a inversão da figura. Agora os ombros esquerdos ficam juntos, braço esquerdo estendido, direito flexionado, mãos direitas na própria nuca.

A figura continua nesta posição com giro do par em sentido anti-horário até completar os oito compassos. O giro se dá no eixo do par com passos pequenos. Os parceiros devem se olhar durante toda a figura.

Figura 5: Passagem

Compasso 1-8: O rapaz levanta as mãos dadas e gira a moça uma vez em sentido horário para que fiquem em posição frente a frente. A moça se abaixa colocando o joelho direito no chão e abaixa sua mão direita com a esquerda do rapaz o mais baixo possível. O rapaz passa por cima das mão baixas em posição curvada primeiro com o pé direito depois com o esquerdo, voltando-se levemente em sentido anti-horário.

A moça levanta e o rapaz, ainda em posição curvada, passa de costas girando uma vez em sentido anti-horário entre os braços no seu eixo. Em seguida junta todas as mãos na sua cintura direita e gira mais uma vez no mesmo sentido, em posição curvada, em seu eixo, sob os braços. Então se levanta, ergue os braços e gira a moça em sentido horário, desfazendo o nó, para a posição frente a frente.

O rapaz precisa cuidar para que o movimento utilize os 8 compassos igualmente, não acelerando nem atrasando, para que ao final desta parte musical a figura esteja completada.

Figura 6: Conduzir da moça em giro esquerda

Compasso 1-8: Assim que chegar na posição frente a frente o rapaz discretamente troca as mãos, ficando com elas em posição cruzada, direita sobre a esquerda. Então levanta a sua direita por sobre a sua cabeça e conduz a moça, passando-a pelas suas costas, para o seu lado direito. Com o braço direito estendido conduz a moça em sentido anti-horário (esquerda) no eixo do rapaz. Ela se deixa puxar delicadamente. As mãos esquerdas ficam juntas na cintura esquerda do rapaz.

Figura 6: Conduzir da moça em giro direita

Compasso 1-8: O rapaz passa para o lado direito da moça, estende os braços esquerdos, coloca as mãos direitas no seu quadril direito formando a figura inversa. Ele conduz a moça até finalizar os 8 compassos em sentido horário (direita) permanecendo ele como eixo do par.

Figura 8: Janela direita

Compasso 1-8: O rapaz, em posição abaixada passa de costas sob o braço direito da moça para trás, levanta os braços e gira a moça duas vezes em sentido horário formando a janela direita. Os braços direitos ficam unidos na horizontal, os antebraços para cima. Os dois devem cuidar para que o ombro direito fique próximo ao cotovelo direito do parceiro. As mãos esquerdas ficam unidas passando pela janela e junto aos braços direitos.

Desta forma o par gira ao redor do eixo do par em sentido horário até completar os 8 compassos da música.

Figura 8: Janela esquerda

Compasso 1-8: O rapaz levanta os braços, segura as mãos unidas por sobre a cabeça da moça para que assim ela possa fazer 3 giros em sentido anti-horário formando a janela esquerda. O par gira nesta posição ao redor do seu eixo em sentido anti-horário até completar os 8 compassos da música.

Figura 10: Valsa

Compasso 1-13: O rapaz levanta os braços e gira a moça uma vez com as mãos ainda unidas em sentido horário até a posição frente a frente, solta a mão esquerda e gira a moça mais uma vez no mesmo sentido, abaixo da mão direita levantada.

Em posição convencional de dança fechada dançar valsa rodada até passarem os 4 compassos da cadência final. Nas últimas duas batidas do compasso final o rapaz pode erguer a moça.

Pode-se também finalizar com um giro da moça em sentido horário na mão direita dela com a esquerda do rapaz.

Descrição da dança em inglês

Fonte

CD

MP3

Partituras

Video



No site Tanzverbreitung durch das Internet existe outra gravação, que não deve ser usada como parâmetro, de como o Zillertaler Landler é interpretado no Japão.

Em outros idiomas