Annen Polka/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

A Annen-Polka é uma obra do compositor alemão-austríaco Johann Strauss Filho do ano de 1852. Johann Strauss (1825-1899) é considerado o rei da valsa, também compôs muitas polcas, marchas e Quadrillen.

Origem da música

A música Annen Polka (Op.117) foi dedicada à imperatriz da Áustria Maria Anna Ricciarda Carolina Margherita Pia (1803-1884). Apesar de falar somente francês ela era muito benquista pelo povo austríaco. Muitos músicos dedicaram obras em sua homenagem, assim havia uma certa concorrência e também Johann Strauss Filho (Johann Baptist Strauss) fez questão desta homenagem. A música teve sua estreia em 24 de Julho de 1852 no Prater, um parque na cidade de Viena.

Como filho mais velho, o pai tendo abandonado a família, tinha a responsabilidade de cuidar da mesma. Sua mãe foi grande incentivadora de sua carreira musical que iniciou em 1844. As obras deste compositor são da época do final do romantismo.

Coreografia

Como se trata de uma composição musical não foi pensada como dança coreografada. Para o balé muitas coreografias foram e continuam sendo criadas para esta música por ser muito propícia a temática.

Também para abertura de bailes de gala (Baile Preto-Branco) e bailes de debutantes em Viena esta música é comumente usada.

Não se tem conhecimento de quem criou a coreografia que foi depois repassada como sendo dança folclórica. Possivelmente pode ter vindo de uma coreografia elaborada para abertura de bailes conforme acima mencionado.

Na Alemanha esta coreografia é praticamente desconhecida.

Observações

Quando usamos esta música com uma coreografia para grupos de dança folclórica seria importante que se tenha o cuidado para que preserve a sua delicadeza não vindo a parecer uma paródia. Isto de refere também à execução da música pela qual se irá optar.

Fontes

Video

Uma coreografia diferente da que se conhece no meio folclórico, executada na abertura de uma baile de gala.