Doppelter Dreher/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 14. Oktober 2013, 19:53 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Tanzbeschreibung eingestellt)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Esta dança, a tradução literal seria Giro Duplo, provêm da cidade de St. Nikolaus próxima a Ebbs, no Tirol. É composta por uma parte de introdução seguida da parte de giros que se repete até o final da música. Importante cuidar para que a execução seja contínua e suave mantendo a movimentação no andamento da música.

Posição inicial

Em pares, frente a frente na linha do círculo, o rapaz voltado em sentido de dança, a moça contra o sentido de dança. O rapaz segura com a sua direita a esquerda da moça firmando-as nas costas da moça, na altura do quadril esquerdo. As outras mãos estão unidas nas costas do rapaz, junto ao seu quadril esquerdo. Posição abraçada.

Descrição da dança

Figura de introdução

Compasso 1-4: Valsa rodada em Posição abraçada. Esta figura deve terminar de forma que o rapaz esteja voltado em sentido de dança, conforme posição inicial.

Compasso 5-6: O rapaz desfaz a posição de dança soltando a sua mão esquerda, eleva a sua direita com a esquerda da moça e a conduz para um giro em sentido horário.

Compasso 7-8: O rapaz executa um giro em sentido horário sob seu braço direito. Ao final posição de redemoinho esquerdo, braços direitos flexionados altos. O rapaz deve estar direcionado em sentido de dança.

Figura de giro - primeira execução

Compasso 1-6: Na posição de redomoinho esquerdo o par executa dois giros em sentido anti-horário. Este deve finalizar de forma que novamente o rapaz esteja direcionado em sentido de dança.

Durante estes giros, no terceiro ou quarto compasso a posição de dança é modificada. O rapaz solta sua mão esquerda com a direita da moça, passa esta por sob o braço esquerdo da moça chegando nas costas da moça. A moça passa sua direita para as costas onde se une com a esquerda do rapaz. Os braços flexionados estão esquerda do rapaz com direita da moça na altura do seu peito e as outras mais baixas nas costas da moça;

Compasso 7-8: O rapaz levanta a sua direita com a esquerda da moça, passa sob o arco formado e troca de lugar passando costas com costas pela moça. Nesta troca eleva a sua esquerda com a direita da moça acima da cabeça e estende o braços direito com a esquerda da moça na horizontal.

Ele eleva sua esquerda na altura da cabeça para frente e gira a moça uma vez em sentido horário à sua frente. Esta movimentação pode ser facilitada se o rapaz se direcionar levemente em sentido horário no início da figura. Em seguida ele abaixa sua esquerda e eleva a direita sem soltar a moça, gira ela mais uma vez em sentido horário e a conduz para seu lado esquerdo. Desta forma retorna-se para a posição do compasso 6, no início da figura do giro duplo. Os braços esquerdos estão estendidos para a lateral, direita do rapaz com a esquerda da moça unidas nas costas da moça, esquerda do rapaz com direita da moça na altura do seu peito.

Figura de giro - demais repetições

Compasso 1-6: Na posição de redemoinho o par gira em sentido anti-horário no eixo do par com passos caminhados, sem modificar a posição de dança. A figura deve terminar de forma que o rapaz esteja novamente voltado em sentido de dança.

Compasso 7-8: Figura de giro conforme compasso 7 e 8 descritos acima.

A dança repete esta segunda parte de giro até o final da música.

Fonte

CD

MP3

Partituras

Video


<video type="myvideo" id="1073780" width="240" height="180" desc="Doppelter Dreher" frame="false" position="left" size="full" allowfullscreen="true"/> <video type="myvideo" id="1234226" width="240" height="180" desc="Kalser Masolka und Doppelter Dreher" frame="false" position="left" size="full" allowfullscreen="true"/> <video type="myvideo" id="1073739" width="240" height="180" desc="Doppelter Dreher" frame="false" position="left" size="full" allowfullscreen="true"/>