Fürizwänger/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 31. Januar 2017, 13:05 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança do Ötschergebiet, Viertwängerisch aus Oberösterreich, Vierzwänger aus dem Böhmerwald

Posição inicial

Em pares com Fürizwängerfassung
Taenzer60.gif

Passo de Fürizwänger

Compasso 1: 1ª batida - o rapaz coloca o pé direito para trás e o gira ¼ de volta para a direita; 3ª batida - junta o pé esquerdo ao direito. O corpo acompanha e assim finaliza ¼ de giro.

Compasso 2: 1ª batida - novamente o pé direito executa o movimento com ¼ de giro para a direita; 3ª batida - unir o pé esquerdo ao direito.

A moça executa os mesmos movimentos que o rapaz sendo que ela inicia com pé direito para frente. Os pés direitos do par ficam sempre com as laterais externas lado a lado.

Descrição da dança

Parte 1

Compasso 1-16: 1 Passo de Fürizwänger em sentido horário no círculo. No final da melodia, compassos 15-16, o rapaz solta as mãos direitas e conduz a moça sob seu braço esquerdo elevado para um giro em sentido horário. Em seguida volta a posição inicial.

Parte 2

Compasso 17-32: Rapaz e moça colocam sempre na primeira batida do compasso o pé esquerdo para trás e unem o direito na terceira batida. Assim rodam no eixo do par em sentido anti-horário.

No final da melodia, compassos 31-32, o rapaz solta as mãos direitas e conduz a moça para um giro horário sob as mãos esquerdas. Volta posição inicial.

Observações

Hermann Derschmidt descreve a dança conforme executada na região do Mühlviertel sendo que o rapaz inicia com o pé direito para frente. Os movimentos se adaptam de forma inversa.

Também nos Landler da região do Weinviertel o rapaz inicia com o pé direito para frente.

Fonte

Partituras

CD

Letras

Observação

  • Waugln: na região do Waldviertel na baixa Áustria, em muitos Landler também é dançado um passo semelhante com a denominação de Waugln.

Em outros idiomas