Großes Triolett/pt

Aus Dancilla Wiki
Zur Navigation springenZur Suche springen
Die druckbare Version wird nicht mehr unterstützt und kann Darstellungsfehler aufweisen. Bitte aktualisiere deine Browser-Lesezeichen und verwende stattdessen die Standard-Druckfunktion des Browsers.

Dança criada por Volkhard Jähnert em uma melodia de Martin Ströfer

Posição inicial

1 Rapaz entre 2 moças, 4 trios em círculo

Descrição da dança

1ª Volta

Círculo inicial

Compasso 1-7: Círculo horário com 2 passos de valsa e 2 passos de mazurca e 3 passos de valsa

Compasso 8: Pé direito à frente com transferência de peso (1) e pausa (2-3)

Compasso 1 (rep.): 1 Passo de valsa para trás, iniciando com a esquerda e ½ volta sentido horário

Compasso 2-8 (rep.): 1 Passo de valsa, 2 passos de mazurca e 4 passos de valsa em sentido de dança. Rapaz despede-se no compasso 8 da moça da esquerda.

Dança com as moças

Compasso 9-15: As moças esquerdas fecham um círculo que roda em sentido horário.

Simultaneamente: Rapaz com moça direita em posição convencional de dança com 4 passos de valsa e 2 passos de mazurca em sentido de (Compassos 9-13). Ele finaliza de frente para o sentido de dança aproximadamente na posição oposta. Solta a direita da moça, esquerda do rapaz, ele conduz a moça para a sua esquerda (Compasso 14) e para a sua direita (Compasso 15). Em seguida soltar as mãos.

Compasso 16: Moça direita dança em passo de valsa por trás do rapaz indo para o centro, moça esquerda dança em passo de valsa até a frente do rapaz.

Compasso 9-15 (rep.): Conforme compasso 9-15 anteriores agora com as moças trocadas

Compasso 16: Moças esquerda frente em sentido de dança, moças direita em frente a ela, rapaz se volta para o centro

Corrente das moças

Compasso 17-18: Rapazes em 1 passo de valsa para o centro com braços cruzados na frente do peito e 1 compasso de pausa

Compasso 19-24: Círculo dos rapazes, mãos nos ombros, em passos de valsa sentido horário

Simultaneamente: Moças compasso 17-24: Corrente das moças iniciando pela direita, mãos na cintura, até voltar para a parceira inicial, com esta dosido.

Corrente das moças

Compasso 17-24 (rep.): Rapazes soltam a formação, em passo de valsa continuam em sentido horário, batendo palmas na 1ª batida do compasso, palmas estas executadas para a esquerda

Simultaneamente: Moças em sentido de dança girando em sentido horário, em 2 passos de valsa um giro

Torres

Compasso 25-32: Rapazes formam moinho esquerda 3 abrem uma torre com a moça direita. O moinho roda em sentido anti-horário com passos de valsa curtos.

Simultaneamente:' Moças esquerdas um giro horário no lugar, em seguida em passos de valsa sentido horário passando pelas torres. Sempre 1 compasso de giro e 1 compasso passando pela torre, 4 vezes no total.

Roda

Compasso 25-32 (rep.): Rapazes moinho direita, ao redor deste as moças fecham o círculo. Os rapazes colocam a mão esquerda na mão esquerda da moça direita. Esta roda gira em passos de valsa curtos.

Nas próximas voltas os compassos 9-32 permanecem conforme 1ª Volta.

As figuras dos compasso 1-8 e repetição seguem:

2ª Volta

Círculo concêntricos

Compasso 1: Saindo da roda os rapazes conduzes as moças esquerdas com 2 passo de valsa para um círculo interno, ele se volta em sentido horário para um círculo mediano sem contato, moças direitas no círculo externo sem contato de mãos.

Compasso 2-8: Círculo interno em sentido horário, círculo mediano em sentido anti-horário e círculo externo em sentido anti-horário; sempre 1 passo de valsa, 2 passos de mazurca e 4 passos de valsa.

Compasso 1-8 (rep.): Conforme compasso 1-8 anteriores porém em sentido inverso, passos conforme compasso 1-8 na 1ª Volta.

3ª Volta

Círculos pequenos

Compasso 1-6: Saindo da roda, os trios formam círculos que rodam em sentido horário com 2 passos de valsa, 2 passos de mazurca e 2 passos de valsa

Compasso 7-8: Círculo das moças, continuando em sentido horário; rapazes moinho esquerda em sentido anti-horário duas posições adiante

Compasso 1-6 (rep.): Círculos dos novos trios conforme compasso 1-6 anteriores

Compasso 7-8 (rep.): Conforme compasso 7-8 anteriores, ao final o rapaz retorna para a suas moças

Círculo final

Compasso 1-8: Saindo da roda, os rapazes soltam as moças e vão para o moinho direita sentido horário, moças no círculo externo em sentido anti-horário, passos conforme 1-8 anteriores

Compasso 1 (rep.): Passo de valsa para trás e meia volta

Compasso 2-7 (rep.): Rapazes círculo com as mãos nos ombros, rodando sentido anti-horário; círculo externo em sentido horário com 1 passo de valsa, 2 passos de mazurca e 3 passos de valsa

Compasso 8 (rep.): Rapazes soltam a formação, com 1 passo de valsa para trás se colocam entre suas moças que soltam as mãos e fecham para o círculo final

Fonte

CD

Videos

Segundo Volkhard Jähnert este vídeo mostra a versão correta e original da dança.