Handy Mazur/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Posição inicial

Posição convencional de dança levemente aberta em sentido de dança

Descrição da dança

Parte 1

Compasso 1-2: 2 Passos de mazurca em sentido de dança

Compasso 3: Soltar a posição de dança, mantendo apenas as mãos unidas, esquerda do rapaz e direita da moça. O rapaz conduz a moça sob as mãos unidas em um giro horário, sendo que ele a acompanha com passo ternário em sentido de dança

Compasso 4: O rapaz executa um giro anti-horário sob as mãos elevadas e a moça o acompanha com um passo ternário em sentido de dança. Depois voltar para a posição inicial.

Compasso 5-8: Conforme compasso 1-4

Compasso 9-10: Passo de mazurca conforme compasso 1-2

Compasso 11: Conforme compasso 3

Compasso 12: O rapaz conduz a moça sob as mãos unidas em um giro anti-horário, sendo que ele a acompanha com passo ternário em sentido de dança

Compasso 13-14: Passo de mazurca conforme compasso 1-2

Compasso 15-16: O rapaz executa um giro anti-horário sob as mãos elevadas e em seguida, mantendo o passo ternário, passam para posição cruzada nas costas, sendo que para isto o rapaz coloca seu braço direito sob o esquerdo da moça. As mãos unidas são colocadas no quadril.

Parte 2

Compasso 1-2: Iniciando com os pés de fora, 2 passos ternários firmes em sentido de dança

Compasso 3-4: Sem soltar a posição cruzada o rapaz executa um giro anti-horário com 6 passos, passando atrás da moça, vindo para o lado de fora, direita da moça. Ela acompanha com 2 passos ternários no lugar voltada em sentido de dança. O braço esquerdo do rapaz e o direito da moça agora estão estendidos.

Compasso 5-6: Conforme compasso 1-2

Compasso 7-8: Sem soltar a posição cruzada a moça executa um giro anti-horário com 6 passos, passando atrás do rapaz, vindo para o lado de fora, direita do rapaz. Ele acompanha com 2 passos ternários no lugar voltado em sentido de dança.

Compasso 9-16: Conforme compasso 1-8, parte 2. No final retorna para a posição convencional de dança

Observação

Todos os movimentos devem ser executados de forma “redonda”, sem pressa ou movimentos exagerados. A dança pode ser repetida quantas vezes forem necessárias.

Sobre a dança

Trata-se de uma dança criada em um curso de formação de coordenadores que aconteceu no ano de 2004 na Caríntia. O nome surgiu em função de que a música, uma antiga Mazurka de autoria de Hans Ogris, foi repassada pelo músico Kitz Hansi pelo celular (Handy).

Fontes

Partituras

MP3

  • Aqui pode ser baixado um arquivo em MP3.

Vídeos

Registro de 2014 em Graz, a partir de 50 s, apresentada alternadamente com a Niederbayrischen Mazurka

Em outros idiomas