Lange Reihe/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 28. Dezember 2017, 22:10 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Tanzbeschreibung eingestellt)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Esta dança foi criada por Anna Helms para o Geestländer Tanzkreis e teve sua primeira publicação no caderno “Drei Tore”. A música Anna Helms encontrou na região de Ratzeburg para a qual então elaborou a forma de dança.

Posição inicial

4 Pares, as moças de mãos dadas um uma fileira, os rapazes atrás delas, também de mãos dadas. Os rapazes da ponta dão ainda a mão para a menina da frente.

Descrição da dança

Compasso 1–4: O grupo dança em 4 passos trocados para frente

Compasso 5–8: 4 Passos trocados para trás

Compasso 1-8 (rep.): Conforme compasso 1-8 anteriormente

Compasso 9–12: As moças soltam os rapazes e formam um círculo, em 8 passos caminhados, sentido anti-horário. Simultaneamente os rapazes soltam as mãos e se deslocam ao redor do círculo das moças, os 2 rapazes da direita vão para a direita, os outros para a esquerda.

Compasso 13–16: O círculo das moças se desloca em sentido horário em 8 passos. Os rapazes se voltam pelo meio e dançam em 8 passos voltando ao lugar inicial.

Compasso 17–24: Círculo das moças em sentido anti-horário e caminhada dos rapazes em sentido horário

Compasso 21–24: As moças voltam com 8 passos caminhados para a posição inicial na fileira. Ao mesmo tempo os rapazes voltam em 8 passos e se posicionam à frente de suas parceiras.

Compasso 25–28: De mãos dadas frente a frente, os pares se deslocam com 4 passos trocados para frente – rapaz de costas, moça de frente

Compasso 29-32: Com 4 passos trocados retornando para trás. Ao final do compasso 32 os pares soltam as mãos e se engatam pelos braços, esquerda com o parceiro e direita com o contra parceiro.

Compasso 25-32 (rep.): Com 9 passos caminhados esta fileira se desloca para frente e para trás. Ao final do compasso 32 soltar os parceiros. Os rapazes formam uma fileira e as moças outras, de mãos dadas.

Compasso 33-40: Os rapazes dançam em galope lateral sentido anti-horário, formando um círculo de costas para o centro. As moças dançam em sentido horário formando um círculo ao redor dos rapazes. Ao final do compasso 40 os pares estão novamente em fileiras frente a frente e se colocam em posição convencional de dança. Nesta parte a melodia é da canção folclórica "Jäger aus Kurpfalz"

Compasso 41-56: Todos dançam polca rodada no círculo em sentido de dança. Ao final todos voltam para a posição inicial e a dança reinicia.

Observação

  • No Compasso 25 - 28 é indicado que os rapazes iniciem com o pé esquerdo para trás e as moças com o direito para frente. Assim evita-se de pisar no pé.
  • Na polca rodada no compasso 41-56 também pode ser dançado intercalando o tempo de início: par 1 iniciando no compasso 41, par 2 no compasso 42 e assim por diante. Neste caso apenas 1 volta de polca é possível, pois os pares precisam finalizar a polca com a mesma intercalação: par 1 no compasso 50, par 2 no compasso 52 e assim por diante, até par 4 no compasso 56.As moças fazem 1 giro sob o braço do rapaz voltando para a posição inicial à frente do rapaz.

Fonte

Caderno "Die drei Tore" de Anna Helms e Julius Blasche. Verlag Friedrich Hofmeister, Leipzig.

CD

Video

Em outros idiomas