Marschierbairisch/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Esta dança pode ter também a grafia de Marschierboarisch ou Marschierbayrisch. Além disso na Estíria é dançada na melodia do Rosenwalzer.

Posição inicial

Em pares, moça à direita do rapaz, mãos internas dadas na altura do quadril.

Descrição

Introdução

Compasso 1-8: 16 passos de caminhada em sentido de dança, rapaz inicia pé esquerdo, moça direito.

Figura I

Compasso 1-4: Sem interromper a caminhada, o rapaz conduz a moça ao seu redor até que ela chegue novamente ao seu lado direito. Aqui é importante cuidar para que o braço esquerdo do rapaz fique por cima do direito.

Compasso 5-8: O rapaz segura a mão direita da moça com a sua esquerda, os braços ficam levemente estendidos para frente. Nesta posição continuam caminhando em sentido de dança.

Figura II

Compasso 9-12: Na primeira batia do compasso 9 o rapaz executa um pulo no lugar, com os dois pés, e se abaixa, saindo para trás por entre os braços entrelaçados. Sem soltar as mãos, ele conduz a moça, que até então estava a sua direita, para a sua esquerda. A moça faz esta troca de lado com um giro anti-horário. As mãos devem ficar unidas para facilitar o giro. Em seguida o rapaz enlaça a moça com seu braço esquerdo, os outros braços (esquerda da moça com direita do rapaz) vão levemente estendidos para frente.

Compasso 13-16: Nesta posição continuam caminhando em sentido de dança.

Figura III

Compasso 17-24: O rapaz levanta as mãos unidas sobre a cabeça da moça e a conduz, sem interromper a caminhada, novamente para o seu lado direito. Simultaneamente a moça executa um giro em sentido horário. A mão direita do rapaz e a esquerda da moça ficam agora elevadas, enquanto a mão esquerda do rapaz e a direita do moça abaixam até a altura do ombro, formando uma janela simples pela qual os dois se olham. Nesta posição continuam caminhando em sentido de dança.

A dança reinicia com a figura I, o rapaz solta a sua mão direita da esquerda da moça e a conduz em um rápido giro horário, seguido da condução ao seu redor.

Variação (Baviera)

É possível executar a passagem da figura III para a figura I sem soltar as mãos. Para isto elava-se as mão unidas, a moça executa meio giro horário de forma a ficar frente a frente com o rapaz. Em seguida dá-se continuidade à figura I da forma como descrita anteriormente, sem soltar as mãos.

Fonte

MP3

Aqui pode ser baixado um arquivo em MP3.

Partituras

CD

Vídeos

Tanzkurs der Garde Bad Ischl 2.11.2007
Tanzmeister: Fritz Schodterer, Wolfgang Wallner
Harmonikaspieler: Fritz Hillbrand vulgo Toifl-Fritz (Goiserer Viergesang)
Private Aufnahme Andreas Podlaha und Barbara Konrad


<video type="myvideo" id="2933071" width="240" height="180" desc="" frame="false" position="none" size="full" allowfullscreen="true"/>

<video type="myvideo" id="2933070" width="240" height="180" desc="" frame="false" position="none" size="full" allowfullscreen="true"/>

Em outros idiomas