Masianer (Ruhpolding)/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Esta dança pode ser encontrada com nomes e formas diversas. E versão aqui descrita nos vem de Ruhpolding, região do Chiemgau. Pode ser considerada uma das danças básicas da Baviera.

Posição inicial

Posição convencional de dança. O rapaz está de costas para o centro do círculo.

Descrição da dança

Figura 1

Compasso 1-2: 2 passos laterais em sentido de dança, o rapaz inicia com o pé esquerdo e a moça com o direito. O movimento acontece na primeira e terceira batida do compasso.

Compasso 3-4: Em 4 passos curto, giro completo do par em sentido anti-horário, o rapaz inicia com o pé esquerdo e a moça com o direito. Os passos acontecem nos 3 tempos do compasso 3 e no primeiro tempo do compasso 4, nos outros 2 tempos do compasso 4 não há movimento. No final do compasso 4 o rapaz volta a estar de costas para o centro do círculo.

Compasso 5-8: Conforme compassos 1-4

Figura 2

Compasso 9-10: Em 4 passos curtos o par executa um giro em sentido horário, o rapaz inicia com o pé direito e a moça com o esquerdo

Compasso 11-12: Em 4 passos curtos o par executa um giro em sentido anti-horário

Compasso 13-16: Conforme compassos 9-10

Observações

Nos giros não importa o quanto se gira. Importante é cuidar para que todos sejam executados com o mesmo tanto para que o rapaz no final do compasso 16 volte a estar na posição inicial, de costas para o centro do círculo.

Nas 2 batidas após o giro, quando não há movimento, pode-se observar também um movimento de pé esquerdo do rapaz e direito da moça, em sentido de dança, como se quisessem iniciar outro giro. Na terceira batida o pé volta para a posição.

Em algumas regiões os giros são executados em 2 passos de valsa.

Fonte

  • Georg Kaufmann publicou esta dança na coletânea "Chiemgauer Tänze", Verlag Musikhaus Fackler, Traunstein, Oberbayern, 1966. Nesta descrição os giro são descritos com 2 passos de valsa. Na prática de dança no arredores de München porém são executados 4 passos caminhados e uma pausa.

Danças semelhantes

Esta dança tem parentesco ou descenden da Varsovienne polonesa.

  • A Massianer é uma dança muito parecida porém diferenter, encontrada em Niederbayern e no Mühlviertel.
  • Existe também uma Masianer da região do Hemau, cerca de 20 km a noroeste de Regensburg, esta porém lembra mais a Veitscher Masur
  • Com o nome Massianer também podem ser encontrada outra forma que até tem certa semelhança mas é outra forma de dança.
  • A Masianer é muito comum em festas na Baviera.

Música

  • Ariola LP 75 599 IT (75 598/99B)
  • "Bairisches Bilder- und Notenbuch" aufgeschlagen von Wastl Fanderl.

CD

Em outros idiomas