Pezinho Velho – Ilha de São Miguel

Aus Dancilla Wiki
Version vom 6. Mai 2014, 21:49 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança da Ilha de São Jorge, maior ilha do arquipélago dos Açores.

Posição inicial

Em pares, rapazes do lado de fora do círculo direcionados em sentido de dança, moças contra o sentido de dança, dentro do círculo. A mão esquerda da moça está apoiada no ombro esquerdo do rapaz, a outra mão fica solta para baixo. As mãos dos rapazes ficam soltas, eventualmente segurando no decote do colete.

Descrição da dança

Compasso 1-8: Introdução: todos ficam no lugar fazendo leve flexão dos joelhos no ritmo da música, acentuando a última batida de cada compasso.

Compasso 9-12: Iniciando com o pé direito, todos caminham 3 passos e fazem um arraste de pé com a esquerda. Esta reinicia a nova sequência de passos. As moças caminham de costas, os rapazes de frente.

Compasso 13: Todos se voltam frente a frente com o parceiro, os braços elevados, flexionados no cotovelo, estralando os dedos. Todos executam três passos curtos para trás elevando o joelho esquerdo.

Compasso 14: Balanço do corpo para frente, apoiando o pé esquerdo no chão sem transferência de peso. Volta o peso para a perna direita e transfere para a esquerda, elevando o joelho direito. Na transferência de peso as moças se voltam contra o sentido de dança, os rapazes em sentido de dança. O braço esquerdo de todos fica agora na altura do abdômen, mantendo a flexão anterior. O braço direito permanece na posição elevada.

Compasso 15: Todos caminham três passos para a sua frente conforme compasso 13. O avanço se dá até o ponto de se poder cumprimentar o segundo parceiro adiante. Elevação do joelho esquerdo no tempo 4.

Compasso 16: Volta de costas, vindo a cumprimentar o seu parceiro inicial. Elevação do joelho direito no tempo 4.

A dança reinicia sendo que os rapazes avançam o tanto para que venham a dançar com a próxima moça (= troca de parceiros). As moças fazem um primeiro passo quase no lugar para que o rapaz possa chegar até elas, em seguida colocam a mão no ombro esquerdo do rapaz conforme posição inicial.

Letra

Andei toda a ilha a roda
Para ver se alguém me queria

Amores não me faltaram
mas eram todos num só dia

Eu já tive quatro amores
Dois de manhã e dois à tarde

Agora só tenho um
Vivo mais a minha vontade

Esta noite sonhei eu
Com tua prima Teresa

De manhã quando acordei
Estava eu com grande tristeza

Tenho uma rata no sótão
Ai o pé na lata de tinta.

Todos os dias lá vou ver
Se aquela rata já pinta.

Video

Grupo Mixtura de Bombinhas - SC - no Curso de Danças Açorianas em São José - SC.

Apresentação no encerramento do curso, dia 23 de Junho de 2012.