Rema – Ilha de Santa Maria

Aus Dancilla Wiki
Version vom 28. April 2014, 15:42 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Video)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Posição inicial

4 pares em quadrado, sendo que os pares que estão frente a frente tem a mesma numeração: pares 1 e pares 2.

Descrição da dança

Compasso 1-4: Introdução, todos ficam parados

Compasso 1-6: Pares 1: 1 passo com pulo para o centro e 1 passo com pulo voltando de costas para a posição inicial. Pares 2: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição inicial

Compassos 7-8: Inversão das figuras do compassos 5-6: Pares 1: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição inicial. Pares 2: 1 passo com pulo para o centro e 1 passo com pulo voltando de costas para a posição inicial

Parte 1

Compassos 1-2: Pares 1: 1 passo com pulo para o centro e 1 passo com pulo voltando de costas na diagonal em sentido anti-horário. Pares 2: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição inicial

Compassos 3-4: Pares 1: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição de saída da diagonal. Pares 2: 1 passo com pulo para o centro e 1 passo com pulo voltando de costas na diagonal em sentido anti-horário.

Compassos 5-6: Pares 1: 1 passo com pulo para o centro entrando pela diagonal e 1 passo com pulo voltando de ré na diagonal em sentido anti-horário, voltando agora para posição em reta (anteriormente posição do par 2). Pares 2: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição de saída da diagonal.

Compassos 7-8: Pares 1: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente para a posição de saída. Pares 2: 1 passo com pulo para o centro entrando pela diagonal e 1 passo com pulo voltando de ré na diagonal em sentido anti-horário, voltando agora para posição em reta (anteriormente posição do par 1)

Parte 2

Compasso 1-2: Pares 1: 1 passo com pulo para o centro, no pulo as moças trocam de lugar com um giro anti-horário frente a frente; 1 passo com pulo voltando de costas. Pares 2: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente

Compassos 3-4: Pares 1: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente. Pares 2: 1 passo com pulo para o centro, no pulo as moças trocam de lugar com um giro anti-horário frente a frente; 1 passo com pulo voltando de costas.

Compassos 5-6: Pares 1: 1 passo com pulo para o centro, no pulo os rapazes trocam de lugar com um giro anti-horário frente a frente; 1 passo com pulo voltando de costas. Pares 2: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente.

Compassos 7-8: Pares 1: 1 passo com pulo pela lateral – moça para direita, rapaz para a esquerda, 1 passo com pulo voltando de frente. Pares 2: 1 passo com pulo para o centro, no pulo os rapazes trocam de lugar com um giro anti-horário frente a frente; 1 passo com pulo voltando de costas.

A dança reinicia com a parte 1, repetindo por mais 4 vezes. Ao final da dança todos os pares estão em suas posições iniciais.

Observações

A rotação do quadrado com a entrada e saída pela diagonal pode ser iniciada logo na primeira execução da figura.

Letra

Por aquele mar abaixo
Vinte e quatro velas vão
Naquela mais dianteira
Navega meu coração

Refrão
Rema, rema, remador
Rema que estamos perdidos.
Temos os panos rasgados,
E os remos estão rendidos.

Eu fui ao fundo do mar
buscar pimenta moída.
Para dar às mexiriqueiras
Que falam da minha vida.

Refrão

Nas ondas do mar afora
Sombra e casinha amarela
Coitado do meu amor
Que anda lá por cima delas

Refrão

Ó que vida regalada
Leva o tio Simão.
Dentro de sua barquinha
com seu reminho na mão

Refrão

Por aquela mar abaixo
Vai um gato, mio-mio.
Que lhe cortaram o rabo
Para as amarras dum navio.

Refrão

Video

Grupo Folclórico Mixtura apresenta o "Rema", da Ilha de Santa Maria, durante o 18º Açor (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina), realizado em Sombrio, de 23 a 25 de Setembro de 2011.

Grupo Mixtura de Bombinhas - SC - no Curso de Danças Açorianas em São José - SC. Apresentação no encerramento do curso, dia 23 de Junho de 2012.