Salzburger Dreher/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança austríaca do Mühlviertel, também registrada em Nottau no Bayrischen Wald

Posição inicial

Rapaz e moça estão frente a frente na linha do círculo, ele direcionado em sentido de dança e ela contra o sentido de dança, mão esquerda do rapaz segura a direita da moça.

Descrição da dança

Compasso 1-2: A moça faz um giro sob a mão unida, em 4 passos, sentido horário . O rapaz executa dois passos de juntar em sentido de dança acompanhando a moça.

Compasso 3-4: Troca de mãos, direita do rapaz segura a esquerda da moça. Conforme compasso 1-2 sendo que agora a moça gira em sentido anti-horário e na outra mão. O rapaz repete dois passos de juntar em sentido de dança.

Compasso 5-6: Em posição convencional de dança 2 passos laterais em sentido de dança. O rapaz agora está de costas, a moça de frente para o centro do círculo.

Compasso 7-8: 2 Giro de dois passos (4 passos) para a direita, avançando levemente em sentido de dança.

Observações

  • Na descrição original desta dança os giros da moça são indicados no sentido contrário do que se adotou na prática: compasso 1-2 giro em sentido anti-horário, compasso 3-4 giro em sentido horário.
  • Na prática a posição de dança inicial é a mesma que nos compassos 5-6, com o rapaz estando de costas e a moça de frente para o centro do círculo.
  • No Brasil muitas vezes esta dança é executada com troca de pares, sendo esta uma adaptação brasileira que não é bem vista na Áustria.

Fontes

Partituras

CD

Textos

No site "Ja i bins halt a Lump" pode ser encontrado um texto para ser cantado nesta dança.

Video

Curso de dança da Garde Bad Ischl 2.11.2007
Instrutores: Fritz Schodterer, Wolfgang Wallner
Gaiteiro: Fritz Hillbrand vulgo Toifl-Fritz (Goiserer Viergesang)
Gravação particular de Andreas Podlaha und Barbara Konrad

Blumenauer Volkstanzgruppe (Brasilien)

Em outros idiomas

Alemão