Schwedischer/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 12. Januar 2016, 01:01 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança da região do Lungau na Áustria em geral, o Haxenschmeißer, também pode ser encontrada sob as denominações de Hausschlüsselwalzer, Schwedisch, Vogel hupf auf. Esta dança é conhecida em toda a Áustria.

O nome Schwedischer é uma corruptela de Schwäbischer – Dança da Suávia

Posição inicial

Em pares, lado a lado, moça à esquerda do rapaz, os dois voltados em sentido de dança. As mão internas se seguram com os braços para baixo ao lado do corpo.

Descrição da dança

Taenzer17.gif

Compasso 1: Rapaz e moça executam um passo de balanço no 1. tempo, com os pés de fora e balançam os pés de fora, com joelhos semi-flexionados, em diagonal para fora. Com este balaço de perna o calcanhar do pé de apoio se eleva do solo. As mãos unidas balançam para frente.

Compasso 2: Movimento conforme compasso 1 para o outro lado, as pernas internas fazem o passo e as externas balançam em diagonal para dentro. As mãos unidas balançam para trás.

Compasso 3-4: Enquanto o rapaz se voltando para a moça, no compasso 3 ainda simula um passo de balanço, no compasso 4 porém executa um passo de valsa no lugar, ele conduz a moça para um giro horário segurando-a pela mão direita. Em seguida posição convencional de dança.

Compasso 5-8: Valsa direita em dois giros. No compasso 8 a posição de dança deve ser soltada e as mãos internas estarem unidas para o próximo balanço a frente.

Fonte

Partituras

Textos

CD

Danças básicas

Esta dança faz parte do repertório de Danças básicas austríacas.

Ver também

Videos

Curso de danças em Bad Ischl 2.11.2007

Mestre de dança: Fritz Schodterer, Wolfgang Wallner

Músico: Fritz Hillbrand vulgo Toifl-Fritz (Goiserer Viergesang)

Gravação particular de Andreas Podlaha e Barbara Konrad

Em outros idiomas