Sir Roger/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 6. Januar 2016, 17:20 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Vídeos)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Antiga contradança inglesa que veio para a Áustria e foi muito popular nos anos 1870 a 1900.

Posição inicial

Dança em 4 pares, em fileiras opostas sendo que um lado estão as moças e do outro os rapazes. Rapaz 4 está posicionado de forma que seu ombro direito aponte para a música (palco), na parte “de cima” da fileira, as moças estão a frente de seus parceiros. Distância entre as fileiras opostas cerca de 2 metros e entre os pares cerca de 1 metro.

Em toda a dança aplica-se um passo de caminhada curto e rápido.

Descrição da dança

1º Tour - Encontros

Paar 1: Passar entre as fileiras, mãos dadas, meia volta, trocar as mãos e retornar para o lugar

Seguem as figuras: 1) Diagonal Rapaz 1 e moça 4, engatar pela direita, 1 volta e retornar para o lugar

2) Diagonal Rapaz 4 e moça 1, engatar pela direita, 1 volta e retornar para o lugar

1) Diagonal Rapaz 1 e moça 4, engatar pela esquerda, 1 volta e retornar para o lugar

2) Diagonal Rapaz 4 e moça 1, engatar pela esquerda, 1 volta e retornar para o lugar

1) Diagonal Rapaz 1 e moça 4, círculo do par sentido horário, 1 volta e retornar para o lugar

2) Diagonal Rapaz 4 e moça 1, círculo do par sentido horário, 1 volta e retornar para o lugar

1) Diagonal Rapaz 1 e moça 4, dosido com os braços cruzados na altura dos ombros, 1 volta e retornar para o lugar

2) Diagonal Rapaz 4 e moça 1, dosido com os braços cruzados na altura dos ombros, 1 volta e retornar para o lugar

Par 1: Passagem entre as fileiras para o lado oposto, se coloca ao lado do par 4. Par 2 vai e volta entre as fileiras. Em seguida par 2 repete as figuras conforme anteriormente com o par 1 que agora está no outro lado da fileira.

Assim segue com os outros pares até que todos estejam de volta aos lugares iniciais.

2. Tour – Guirlanda viva

Trancear

Rapaz e moça 1 iniciam: dar as mãos direitas e girar horário, em seguida rapaz 1 e moça 2 dar a mão esquerda e girar anti-horário; par 1 se encontra entre as fileiras, dar as mãos direitas e girar; seguir para par 3 e assim sucessivamente. Par 1 está ao lado do par 4 para iniciar a próxima figura.

Espaldeira ou Guirlanda

Par 1 inicia: Rapazes e moças 2-4 se abaixam. Rapaz 1 dá a mão direita para sua parceira segurando sua mão esquerda; o rapaz passa por fora, a moças por dentro, sobre as fileiras iniciando na moça 4. Depois que estes passaram as moças se levantam e em seguida os rapazes, assim que o par 1 passou sobre esta fileira também.

Tecer

Todos os pares seguram as mãos de seus parceiros (círculo de pares). Rapaz 1 inicia para trás, todos os outros para frente, assim vão “tecendo” entre os pares até chegar no final da fileira.

Par 2 inicia repetindo o Trancear, Espaldeira e Tecer. Em seguida par 3 e par 4 fazem as mesmas figuras.

3º Tour - Timão

Rapazes fazem moinho direita segurando a moça abraçada na cintura. Ao comando "Los" rodam 2-3 voltas. Ao próximo comando "Los" as moças avançam até o rapaz a sua frente. Novamente 2-3 voltas. Repete-se até que as moças voltem aos seus parceiros iniciais. Ao comando "Damen in die Mitte" as moças fazem moinho direita e os rapazes estão agora para fora. Ao comando “Los” rodam 2-3 voltas. Ao próximo comando “Los” os rapazes avançam até a moça a sua frente. Novamente 2-3 voltas. Repete-se até que os rapazes voltem as suas parceiras iniciais. Ao comando “Sturmlauf” as moças correm “o mais rápido possível”, os rapazes precisam fazer passos grandes para acompanhar as moças.

Ao comando “Schnellpolka” cada uma com seu parceiro em posição de dança executa uma polca rápida no ritmo da música.

Variação do 3. Tour

Pode-se executar as figuras acima com uma argola grande, de no mínimo 20 cm de diâmetro como centro, em vez de se fazer o moinho. Os rapazes seguram a argola inicialmente com a mão direita e quando muda para a formação do moinho da moças, estas seguram a argola. Ao final do Tour, antes da polca, o condutor da dança ou um rapaz recolhe a argola.

Curiosidades sobre a dança

A dança Sir Roger deve ser de origem inglesa ou escocesa da família das contra danças. A mesma é encontrada em Viena mas também na Baixa Áustria, Alta Áustria, Vorarlberg, Floresta da Bohemia, França, Espanha, Suécia, USA e Austrália tendo sido dança da moda entre 1890 e 1907 sendo executada em quase todos os bailes da época.

Sua prática se deu com variações em popularidade até após a 1ª guerra. Também foi adotada e adaptada pelo povo. Sua denominação dá-se supostamente pelo general inglês “Sir Roger von Coverly” cujo bisavô teria criado a dança em 1766. Sabe-se porém que a primeira publicação desta dança é datada de 1695 na coletânea "The Dancing Master" do mestre de dança inglês John Playford sob o nome de "Roger of Coverly", esta coleção foi re-publicada até o ano de 1728 diversas vezes.

Em Viena, Scheibbs, Seitenstetten, Klosterneuburg, Stockerau und Tyrnau (Eslováquia) era dançado com composições de Carl Michael Zieher, Philipp Fahrbach jr, Alphons Czibulka e J.N. Kral.

Temos hoje reconstruções da coreografia descritas por Carl Haßreiter na edição de 1895, Heinrich Reisinger de 1903 e W.K. v. Jolizza de 1907.

Fontes

  • Hannelore Unfried: Sir Roger – Scharutscha; A Ballroom Dance of the Fin de Siecle and a current Austrian Folkdance. In: John Playford and The English Dancing Master 1651: On Common Ground 3; Proceedings of the 3rd DHDS Conference, 24-25. March 2001, London 2001, S. 79-86. © Mag. Hannelore Unfried, Wien im April 2003
  • A melodia foi retirada de “Beckers's Taschenbuch für das gesellige Vergnügen”, 1799
  • Flyer elaborado por Karl Horak

Partituras

Ver também

Vídeos


Cena do filme "A Christmas Carol" (1951)


Sir Roger de Coverly, a set dance, played by Brassworks Band at Gaskell's (Gaskell Ball) held at the Scottish Rite Center in Oakland on 17 August 2013.

Em outros idiomas