Tampet/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 3. Januar 2018, 00:44 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Tanzbeschreibung eingestellt)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Danças de Lauenburg no rio Elba. Também denominada de The Tempest, Tempȇte, La Tampête, Figaro

Posição inicial

4 Pares, sendo que 2 pares formam uma fileira, as duas fileiras se posicionam frente a frente. Os conjuntos de 4 pares podem estar em colunas – bloco - ou também formar um círculo se o número de pares e o espaço permitir.

Descrição da dança

1ª Figura

Círculo dos 4 pares

Compasso 1-8: Os 4 pares formam um círculo que se desloca com 16 passos em sentido horário, iniciando com o pé esquerdo

Compasso 1-8 (rep): Conforme compasso 1-8, porém em sentido anti-horário. Ao final as fileiras se colocam frente a frente conforme posição inicial.

2ª Figura

Troca de lugares e passo cruzado

Compasso 9-12: Os dois pares que estão lado em uma fileira trocam de lugar com 4 passos de galope lateral, o par da direita passando pela frente, os parceiros mantêm as mãos internas unidas. Ao final um passo cruzado para dentro e para fora.

Compasso 13-16: Conforme compasso 9-12 anteriores, porém retornando ao lugar

Compasso 9-16 (rep): Conforme compasso 9-16 anteriores

3ª Figura

Moinho

Compasso 17-24: Os 2 rapazes e 2 moças que estiverem no centro dançam moinho em sentido horário; os 2 rapazes e 2 moças que estão nas laterais fazem círculo horário.

Compasso 17-24 (rep.): Conforme compasso 17-24 anteriores porém em sentido anti-horário. Ao final voltar na posição frente a frente das fileiras de mãos unidas.

4ª Figura

Despedida e troca de lugar

Compasso 25-28: AS fileiras se aproximam com 4 passos, cumprimentam a fileira oposta e retornam com 4 passos

Compasso 25-28 (rep): Todos soltam as mãos, com 8 passos, cruzando pelos ombros esquerdos, seguir de encontro à próxima fileira. Com esta reinicia a dança.

Execução

  • Quando a dança é executada em colunas, após a primeira passagem e depois após cada segunda passagem, 1 fileira ficará sem dançar. Os pares viram em posição aberta, em sentido horário e aguardam a próxima passagem para voltarem a dançar. Com esta volta os pares acontece também uma alteração na posição dos parceiros para a 3ª figura.
  • Uma variação para evitar a troca de posicionamento seria de, quando reiniciar a dança, no compasso 1-4 dançar somente meio volta no círculo e se posicionar em fileiras. Assim todos ficam na mesma posição. Esta seria uma possibilidade facilitada para dançarinos com pouca experiência.

Observações sobre a dança

  • Esta dança é uma contradança em colunas.
  • Dança social do século 18, conhecida em toda a Europa ocidental e média e em parte ainda dançada como abertura festiva de bailes. A origem é desconhecida apesar de existirem muita lendas a seu respeito.
  • O nome possivelmente vem do drama de Shakespeare “The Tempest” - A tempestade (1611), respectivamente da ópera de mesmo nome de Henry Purcell (1695 – autoria duvidosa). Entre a primeira execução da ópera e as anotações da mesma porém temos 100 anos, o que torna uma explicação um tanto difícil.

Fontes

Royal Scottish Country Dance Society (RSCDS; Hrsg.): The Scottish Country Dance Book. Book 2, No.1, S.4/5.
  • Primeiro registro em alemão: J.H.Kattfuß, Taschenb. für Freunde und Freundinnen des Tanzes, Erfurt 1802; mencionado em:
Elfriede und Karl-Heinz Lange: Modetänze um 1800 [...], Berlin: Dt. Bundesverband Tanz, 1985; Heft 9 = Tanzhistorische Studien IV, S.71 - 86. Esta contém apenas a nominação de fonte em alemão a partir de 1802, sem nenhuma menção se fontes da Inglaterra ou Escócia

Arquivo MP3

  • Aqui pode ser baixado um arquivo em MP3-Datei do Dancilla

CD

Partituras

Vídeos

Tampete, Wiener Version

Deutsche Tanzliste

Esta dança foi adicionada à lista de danças do DGV - Deutschen Gesellschaft für Volkstanz e.V. - em 2015.

Em outros idiomas