Ybbser Landler/pt

Aus Dancilla Wiki
Version vom 14. Januar 2016, 01:24 Uhr von Roswitha Ziel (Diskussion | Beiträge) (Tanzbeschreibung eingestellt)

(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Wechseln zu: Navigation, Suche

Dança de Ybbs no rio Danúbio.

Posição inicial

Em pares no círculo de dança, lado a lado, braços internos para baixo, a mão do rapaz segura a da moça envolvendo-a por cima

Descrição da dança

Introdução

Enquanto a música toca a introdução (5 compassos), os pares de movimentam em sentido de dança com passos caminhados lentos, iniciando com o pé de dentro

Figura 1 – Bate-pé

Compasso 1-8: O rapaz bate o pé direito a cada 1ª batida do compasso e junta o pé esquerdo calmamente na 3ª batida. A moça se movimenta, iniciando com o pé esquerdo, indicando passos ternários. Ela caminha alternando sempre na 1ª batida do compasso sendo que na 2ª batida ela toca o chão levemente com a parte da frente do pé livre ao lado do pé de apoio, para então completar o passo na 3ª batida. Os braços acompanham levemente sendo que na 1ª batida balançam para frente e na 3ª batida voltam para a posição inicial, os antebraços ficam ligeiramente unidos.

Figura 2 - Palmas

Compasso 9: Sem soltar as mãos que devem ficar na altura do quadril, o rapaz conduz a moça para um giro esquerda até que ela venha a estar na sua diagonal direita e quase voltada de costas para ele (enrolar).

Compasso 10: O rapaz puxa a moça pelo braço direito e com isso impulsiona para 2 giros horários, enquanto ele mesmo faz um passo de juntar para a direita e um para a esquerda.

Compasso 11-15: O rapaz bate uma palma em cada batida do compasso. Ele se movimenta com passos de caminhada enquanto a moça caminha ao seu lado, indicando passos ternários.

Compasso 16: Uma palma final

Nesta parte pode também ser cantado

Figura 3 – Rodear

Compasso 17-20: Os parceiros se encontram com os ombros esquerdos unidos, olhares em direções contrárias, e segura com a sua esquerda a direita da moça e com a direita sua esquerda. As mão unidas devem estar na altura do quadril. Com 4 passos ternários executam uma volta para a esquerda no eixo comum, sendo que no 4º passo se voltam frente a frente. Neste momento ele deverá estar voltado em e ela contra o sentido de dança.

Compasso 21: As mão unidas são elevadas até a altura dos ombros e levemente em sentido ao centro do círculo (visto pelo rapaz para a sua esquerda. Os cotovelos flexionados ficam próximos ao corpo de forma que o movimento lateral dos antebraços voltados para cima façam sejam similares a um pendulo.

Compasso 22-24: Em seguida o rapaz solta a sua mão esquerda e conduz a moça em dois giros pela esquerda (anti-horário).

Figur 3 - „Landlerdrahn“

A sequência das figuras desta parte perfaz 5 compassos e será repetida 4 vezes, finalizando no compasso 1 da cadência que segue.

'Compasso 25: Em posição frente a frente com sua parceira, voltado em sentido de dança, o rapaz segura a mão esquerda da moça com a sua esquerda e conduz a moça em um giro para a direita, sentido horário.

Compasso 26: Troca a mão esquerda da moça para a sua direita e assim finaliza o movimento de giro com um balançar das mãos agora unidas para a sua esquerda, o centro do círculo.

Compasso 27-29: Enquanto o rapaz conduz a moça para dois giros pela esquerda ele a contorna em sentido horário sendo que ela além do giro acompanha o movimento de contornar. Ao final o rapaz está novamente voltado em sentido de dança. Esta sequencia de 5 compassos é repetida mais 4 vezes até o compasso 48, finalizando no início da cadência que segue.

Figura 4 - Cadência

Compasso 49: Finalização da figura anterior

Compasso 50: O rapaz segura a esquerda da moça com sua esquerda e a conduz para um giro horário

Compasso 51: Troca da mão esquerda da moça para a sua direita e balanço dos braços unidos para o centro do círculo

Compasso 52: Assim como na figura das palmas, o rapaz conduz a moça para um giro esquerda de forma que ela venha a para na diagonal direita voltada de costas para ele

Compasso 53: Ela permanece enlaçada nesta posição

Compasso 54: Com um leve puxar das mãos unidas o rapaz conduz a moça para a finalização da figura com um giro horário

Compasso 55: Soltar as mãos. O final da cadência estabelece musicalmente assim como para a dança o reinício da dança que se repete 2 a 3 vezes. Após a última passagem, finaliza com valsa rodada.

Gewährsleute

Der Schuhmacher Geirecker und seine Frau, Ybbs.

Musikant

Franz Höllersberger, Bahnbeamter, Akkordeon, Ybbs.

Fontes

  • Wolfgang Geitner u. Herbert Lager: Die Landler des Ybbsfeldes. In: Jahrbuch des Österreichischen Volksliedwerkes 14.1965, S. 118-125.
  • Herbert Lager: Landler. Waldviertel und Umland von Ybbs (=Schriftenreihe Volkstanz, Heft 4). Bundesarbeitsgemeinschaft Österreichischer Volkstanz, Graz 1990, S. 39-45.
  • Descrições para a série em CD "taktvoll", Volkstänze aus Niederösterreich, elaboradas por Franz Huber e Helene Oberradter, Volkskultur Niederösterreich.
  • Retirado de Volksmusik und Volkstanz im Alpenland

CD

taktvoll. Volkstänze aus Niederösterreich CD 3, Nr. 2

Partituras

Em outros idiomas

Alemão