Neppendorfer Landler/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu: Navigation, Suche

Neppendorf, Ilha linguística na Transilvânia, atualmente distrito de Hermannstadt.

A denominação Landler não tem o mesmo significado que Länder mas sim se refere à origem das danças do Landl, região histórica da Alta Áustria.

Posição inicial

Em pares, frente a frente, rapazes para o centro do círculo. Mãos direitas unidas.

Descrição da dança

Introdução

Compasso 1: Passo ternário curto com balanço das mãos unidas em sentido de dança

Compasso 2: Passo e balanço das mãos contra o sentido de dança

Compasso 3-4: Rapaz bate 4 vezes com o pé no chão

Dança

Compasso 1-8: O rapaz contorna a moça em passos ternários no sentido horário enquanto a moça gira 4 vezes em sentido anti-horário. Quando no compasso 8 o rapaz está novamente na posição inicial, abaixar as mãos unidas e mais um balanço contra o sentido de dança.

Compasso 9-10: O rapaz gira a moça sob as mãos unidas elevadas, para a direita, em sentido horário.

Compasso 11-12: O rapaz gira sob as mãos unidas para a esquerda, sentido anti-horário, sendo que sai para trás, pelas costas, em posição abaixada.

Compasso 13-16: Conforme compasso 9-12

Compasso 17-24: Posição de Rheinländer. Caminhada em sentido de dança com passo ternário.

Compasso 25-26: Os dois giram simultaneamente, rapaz para a esquerda e moça para a direita, sob os braços unidos elevados.

Compasso 27-32: O movimento dos compassos 25-26 se repetem mais 3 vezes. Cuidar para que o giro aconteça de forma simultânea, sempre estando voltados com o rosto e com as costas um para com o outro.

Compasso 33: O rapaz solta as mãos e pula levemente para o centro do círculo com os pés unidos.

Compasso 34-36: A moça toma a mão direita do rapaz com a sua direita e contorna o rapaz em sentido horário. Este se desloca devagar em passo ternário em sentido de dança.

Compasso 37-40: Posição frente a frente, ombros direitos unidos, mãos unidas em paralelo, braços esquerdos estendidos, direitos flexionados. Par 1 giro horário em passo ternário.

Compasso 42-48: Valsa rodada. Posição de dança: a mão esquerda do rapaz e a direita da moça seguram no antebraço do parceiro; as outras mãos unidas posicionadas no quadril esquerdo da moça.

Fontes

Nos anos 30 do século 20 não se tinha uma sequência fixa das figuras do Neppendorfer Landler, sendo que os pares as uniam da forma que achavam melhor. Com a pesquisa e registro das danças por Karl Horak as figuras foram sistematizadas nesta sequência.

CD

Partituras

Videos

siebenbürgische Volkstanzgruppe aus Vöcklabruck

Em outros idiomas